Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

Arquivo

imagem

O Arquivo Municipal de Sesimbra abriu portas em 28 de março de 2000, no edifício Casas do Mar, numa inauguração que contou com a presença do Senhor Diretor do Instituto Nacional de Arquivos/Torre do Tombo, Dr. Bernardo Vasconcelos e Sousa. Organicamente depende da Divisão de Administração e Finanças. As suas instalações têm cerca de mil e quinhentos metros lineares espalhados por 65 estantes (fixas e rolantes).

Está atualmente organizado em 40 Fundos e Coleções, reunidos em 10 grupos de arquivos. Existe em depósito um valioso património documental que abrange coleções fotográficas, coleção de legislação, coleções de postais bem como documentação da administração local e central, arquivos associativos, arquivos pessoais, arquivos empresariais, arquivos familiares de indivíduos relevantes do concelho de Sesimbra.

Também se encontra à guarda do arquivo a documentação produzida e recebida pela autarquia que não tem valor administrativo primário. Estes documentos estão disponíveis para consulta pública, salvo legislação em contrário.

Missão e Objetivos

O Arquivo Municipal de Sesimbra tem como missão, recolher, guardar, tratar e preservar a documentação relativa à memória da vila de Sesimbra. Promover o estudo, investigação e divulgação da documentação histórica relativa ao concelho.

Cabe também a este serviço a implementação de políticas de gestão integrada de informação, através do uso de metodologias de uniformização arquivista, da introdução de soluções informáticas de gestão documental, da redefinição de tipologias documentais e da aplicação dos planos de classificação documental.

A equipa de trabalho do Arquivo está dividida por áreas de especialização e executam as seguintes tarefas:

  • Preservação, conservação e restauração de documentação e de material não livro;
  • Elaborar e propor planos de preservação e conservação do património arquivístico municipal;
  • Coordenação e gestão do arquivo corrente e do serviço de expediente;
  • Gestão da informação e da documentação produzida pela autarquia;
  • Resposta às solicitações dos serviços internos da Câmara Municipal, receção de transferências dos serviços da Câmara;
  • Avaliação e inventariação de documentação;
  • Eliminação de documentação que cumpriu prazos de conservação administrativa, como prova de abate patrimonial;
  • Desenvolvimento de contatos com entidades concelhias com vista a integração de novos fundos documentais, incorporação de documentação externa à autarquia;
  • Digitalizações de espécies documentais, fotografias, postais ilustrados, documentos cartográficos;
  • Integração de cópias de documentação histórica em posse de outras entidades, que constituem elementos essenciais para o entendimento da história local e imprescindíveis para completar o Arquivo Histórico Municipal;
  • Acompanhamento dos leitores/investigadores.

Outras ações do Arquivo Municipal

Serviço Educativo

Toma como ponto de partida o património documental do concelho de Sesimbra, para a criação de relações de proximidade e cumplicidade com a comunidade. A sua programação propõe novas formas de participação cultural, na perspetiva de uma partilha de curiosidades, de conhecimentos e de afetos, em abordagens transversais às temáticas da preservação, conservação e restauro de documentação, de conhecimentos e de afetos, em abordagens transversais às temáticas da preservação, conservação e restauro de documentação, introdução à história do livro antigo e materiais de escrita, atividades de aprendizagem prática, como a aplicação da arte japonesa de papéis marmoreados (Suminagashi), entre outras temáticas que vão sendo trabalhadas e programadas anualmente.

A programação procura envolver os diferentes públicos e contextos, estimulando a visita individual ou em grupo ao arquivo, bem como parcerias com escolas, universidades, associações, grupos com necessidades especiais, entre outras instituições.

Preservação, conservação e restauro

Preservar o acervo documental, controlar pragas, monitorizar temperatura e humidade nos depósitos da Câmara, acondicionar e higienizar a documentação, restauro de documentação histórica em mau estado de conservação.

Publicações

Tendo como principal objetivo a divulgação e a promoção, o arquivo em parceria com outros serviços da autarquia possui um conjunto de publicações de periodicidade regular que dão a conhecer as atividades e a história do concelho divulgando conteúdos inéditos (inventários, guias e revista cultural Akra Barbarion) e projectos editoriais, resultantes de trabalhos de investigação em torno da documentação de maior relevância e da historiografia local.

Conferências e exposições

Divulgação da documentação histórica e dos trabalhos investigação realizados em torno dos temas relevantes para a concelho de Sesimbra.

Município de Sesimbra © 2015-2018 | Todos os direitos reservados