GASTRONOMIA: Semana do Peixe-espada começa sexta-feira
Nesta 9.ª edição, os chefes sesimbrenses voltam a surpreender o público com pratos inovadores e bastante variados, como o Espada Preto de Sesimbra em Tempura de Cerveja Preta e Sésamo, Creme de Amêndoas e Legumes com Aromas Asiáticos ou Supremos de Peixe-espada Preto Dourados no Leito de Legumes Salteados Guarnecidos de Risoto de Berbigão.
Este ano, a complementar as receitas os restaurantes sugerem também vinhos da região, em resultado da parceria com a Comissão Vitivinícola Regional da Península de Setúbal.
No site www.cm-sesimbra.pt/peixeespadapreto podem ser consultadas informações sobre a atual e anteriores edições, bem como a pesca, transformação e confeção do Peixe-espada Preto.
A Semana Gastronómica do Peixe-espada Preto, que tem como principais objetivos dar a conhecer a espécie, capturada há cerca de 40 anos de forma artesanal pelos pescadores de Sesimbra, e promover a restauração do concelho, capitalizando assim as potencialidades da região.
Mais de 90 por cento do Peixe-espada Preto português é pescado por embarcações de Sesimbra, número que transmite bem a importância desta espécie para a economia e gastronomia locais. Atualmente, a pesca é feita de forma artesanal por perto de 260 pescadores, que partem diariamente em 16 barcos, rumo ao largo de Sesimbra.
A iniciativa é, uma vez mais, organizada pela Câmara Municipal de Sesimbra, Junta de Freguesia de Santiago, ArtesanalPesca, Associação de Comerciantes e Industriais do Concelho de Sesimbra e Associação do Comércio, Indústria, Serviços e Turismo do Distrito de Setúbal – Delegação de Sesimbra.
Vídeo promocional da 9.ª Semana Gastronómica do Peixe-espada Preto