HOMENAGEM: Pescadores falecidos no mar
Eduardo Ribeiro Pinto, marítimo sesimbrense, conhecido na terra por “Xixa”, foi o responsável pela organização da iniciativa.
«Já tinha tudo idealizado há vários anos, mas a ação acabou por acontecer precisamente no dia em que se assinalaram 20 anos sobre um acidente que tive junto ao Cabo Espichel», explicou.
Em terra colocou uma imagem de Nossa Senhora do Carmo e distribuiu flores, que depois foram lançadas ao mar.
Na água conseguiu juntar 25 embarcações, que prestaram memória aos colegas desligando os motores e presenciando a colocação de uma coroa de rosas brancas em formato de barco nas águas.
«Tenho uma devoção muito forte por certas imagens religiosas e sinto que me acompanham em cada pescaria», confessou, acrescentando que «todo o pescador tem a sua fé».
Por ter conseguido mobilizar as entidades locais e os pescadores, e por ter verificado que «a homenagem foi sentida por todos», garante que «a partir de agora irá organizar todos os anos uma homenagem».
Para o presidente da Câmara Municipal, Augusto Pólvora, filho de um marítimo que também perdeu a vida no mar, a iniciativa comprova um sentimento que existe nas comunidades piscatórias.