Obra da nova conduta de abastecimento na Azoia já está no terreno
Na Estrada do Cabo Espichel, na Azoia, já se iniciou a construção de uma nova conduta distribuidora de água, e da rede de saneamento. A obra, cujo procedimento de concurso foi lançado em 2021, de forma a acompanhar os trabalhos de construção de passeios que estão também em curso nesta localidade, está orçada em cerca de 360 mil euros, e é totalmente financiada pelo orçamento municipal. O prazo de execução é de 120 dias.
A nova conduta tem cerca de 1600 metros, e estende-se desde o depósito localizado junto à Torre de Vigia da Proteção Civil, e o entroncamento com a Rua da Palmeira, junto ao Moinho do Outeiro, onde irá ligar à que foi construída em 2019, entre este ponto e a Rua do Morne, próximo do Cabo Espichel. A par conduta vão ser substituídos os ramais domiciliários e instalados marcos de incêndio.
Com esta intervenção será possível reforçar o caudal de água e melhorar a qualidade do serviço na Azoia, assegurando também condições para responder às necessidades de abastecimento do Cabo Espichel.
No que respeita ao saneamento, os trabalhos englobam a construção do coletor e de ramais de esgoto, a fim de permitir a ligação de mais de 20 habitações ao sistema de tratamento de esgotos, e a consequente eliminação de fossas sépticas, o que contribuirá para a melhoria da qualidade de vida dos moradores.
Esta intervenção faz parte da candidatura Controlo e redução de perdas nos sistemas de distribuição de água – Município de Sesimbra, aprovada pelo Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos, do Portugal 2020.
![]()