Assembleia Municipal de Jovens apresentou propostas para o concelho

Simão Amigo, presidente da mesa, Tiago Carvalho, 1.º secretário, e Maria Cunha, 2.ª secretária, conduziram de forma exemplar a 13.ª edição da Assembleia Municipal de Jovens que este ano se realizou no dia 7 de maio, no Hotel do Mar, e teve como tema Viver Sesimbra Bem-estar e Equilíbrio. Pais, professores, autarcas e representantes de várias entidades locais marcaram presença no ponto alto deste projeto de cidadania que, desde o início, já envolve mais de 650 jovens e dezenas de professores.
A grande novidade desta edição foi a existência de um orçamento jovem, com uma verba de 5 mil euros, financiada pela Câmara Municipal, distribuída de forma igual por cada agrupamento e escola participante. «A Assembleia Municipal de Jovens é um projeto de promoção da cidadania que tem sido muito bem acolhido pelas escolas desde a primeira edição. Estava na hora de introduzirmos mais uma inovação e proporcionar a concretização de algumas propostas por parte dos jovens. Por isso pensámos nesta ideia, que além de fomentar um maior envolvimento de todos os participantes, contribui para aumentar o sentido de responsabilidade dos mesmos», referiu Odete Graça, presidente da Assembleia Municipal de Sesimbra, e precursora da AMJ.
Como seria de esperar, as propostas apresentadas pelos jovens foram bastante originais: um livro de jogos tradicionais de Sesimbra, a realização de rastreios de saúde para a comunidade escolar, a aquisição de equipamentos desportivos na escola, o incremento da atividade musical e cultural na comunidade escolar e um concurso de arte urbana jovem. Cada proposta terá agora que ser devidamente estruturada até dezembro de 2016 para que esteja concluída na 14.ª Assembleia Municipal de Jovens.
Para além dos projetos financiados foram aprovadas todas as propostas das várias bancadas, que serão introduzidas numa próxima ordem de trabalhos da Assembleia Municipal de Sesimbra, a fim de serem enviadas em forma de recomendação à Câmara Municipal.
A sessão incluiu ainda a colocação de várias questões à Câmara Municipal por parte dos alunos, refletindo desta forma o seu interesse pela vida do município. Educação, património, estacionamento e urbanismo foram alguns dos assuntos abordados. As questões colocadas à autarquia foram prontamente respondidas pela vice-presidente da Câmara Municipal, Felícia Costa.
Em 2016 participam na AMJ o Agrupamento de Escolas de Sampaio, a Escola Básica 2,3 de Sesimbra, Navegador Rodrigues Soromenho, a Escola Básica Integrada da Boa Água, a Escola Básica Integrada da Quinta do Conde e a Escola Básica 2,3/S Michel Giacometti, da Quinta do Conde.