Eleição da Mesa da Assembleia Municipal de Jovens 2017

Gonçalo Rosa, aluno da Escola Básica Integrada da Boa Água, é o presidente da mesa da 14.ª Assembleia Municipal de Jovens (AMJ), que este ano tem como tema central, os Direitos e Deveres pela Igualdade na Deficiência. A mesa é ainda composta por Maria Cunha, da Escola Básica Integrada da Quinta do Conde, eleita para 1.ª secretária, e Dinis Pereira, da Escola Básica 2,3/S Michel Giacometti, 2.º secretário.
A eleição realizou-se no dia 7 de março, no Instituto Português do Desporto e da Juventude, em Lisboa, o último momento de um dia preenchido com contactos com a Cercizimbra e a Crinabel, instituições que se dedicam a apoiar, reabilitar e integrar cidadãos com deficiência.
«É um orgulho ter sido escolhido para este cargo, mas é simultaneamente uma grande responsabilidade que vou assumir. Irei dar o meu melhor e estou certo que todos os outros participantes também irão fazer tudo para que desta AMJ resultem contributos para ajudar os cidadãos com deficiência», referiu Gonçalo Rosa.
Após o ato eleitoral, a presidente da Assembleia Municipal de Sesimbra, e principal mentora deste projeto, Odete Graça, manifestou-se satisfeita pelo sucesso do projeto, e explicou o porquê da escolha da temática da deficiência para tema da AMJ - 2017
«Ao longo das várias edições foram discutidos temas de interesse comum e, este ano, decidimos abordar a temática da deficiência, não só para envolver os mais novos na discussão de soluções que possam vir a melhorar a vida dos cidadãos com deficiência, mas também porque consideramos importante sensibilizá-los para esta problemática, tendo como referência o trabalho desenvolvido pela Cercizimbra ao longo de 40 anos no concelho», sublinhou a autarca.
O programa da AMJ 2017 inclui ainda uma exposição alusiva aos 13 anos do projeto, que vai estar patente de 16 a 31 de março, na Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares, em Lisboa, a iniciativa Eleito por um Dia, de 19 a 21 de abril, em que os alunos vão acompanhar o dia-a-dia de vários autarcas do concelho, e a sessão da AMJ 2017, no dia 6 de maio, na Quinta do Conde, onde serão discutidas as propostas das cinco escolas participantes. Neste dia serão também inaugurados os cinco AMJProjetos, aprovados no âmbito da AMJ 2016.
Por fim, no dia 13 de maio, terá lugar a abertura da exposição de trabalhos do concurso As Cores da Cidadania, que estará patente durante alguns dias no átrio da Biblioteca Municipal de Sesimbra, e a cerimónia de entrega dos prémios relativos a este concurso, que decorrerá no Cineteatro Municipal João Mota.
Em 2017 o projeto conta com a participação da Escola Secundária de Sampaio, Escola Básica Navegador Rodrigues Soromenho, Escola Básica 2,3/S Michel Giacometti, Escola Básica Integrada da Quinta do Conde e Escola Básica Integrada da Boa Água.