Em Sesimbra, também se mergulha nos livros durante o verão

Assim que se abrem as portas da Feira do Livro de Sesimbra, a meio da tarde, dezenas de pessoas entram para folhear os livros que lhes suscitam curiosidade ou para comprar aquele que há tanto tempo querem ler. O evento, imagem de marca do verão na vila, visa promover o gosto pela leitura.
-
É um entra e sai constante na Feira do Livro de Sesimbra, na Praça da Califórnia. A maioria dos visitantes está de férias em Sesimbra e compra livros para ler durante os dias de descanso. Maria de Jesus, 37 anos, é um desses casos. Está de férias e como gosta de ler aproveitou para ir até à feira com a filha Maria Inês, de 13 anos. Mãe e filha, residentes em Alenquer, encontraram o livro que procuravam e até fizeram uma encomenda. «Estou a fazer a coleção Diário de uma Miúda Como Tu e falta-me o segundo», conta Maria Inês, satisfeita por poder ter o livro muito em breve.
O mesmo acontece com Maria José Baptista, de 79 anos, que passa férias em Sesimbra há mais de 40 anos, e que aproveitou para ir à feira com os netos. No saco trouxe dois livros: Da Ocidental Praia Lusitana. Vasco da Gama e o seu Tempo, sobre os descobrimentos, e A Purga, de Sofi Oksanen. «Não vinha à procura de nada em especial», garante. «Passo sempre pela feira, mais pelos netos», comenta.
-
O neto Lits Baptista, de 15 anos, comprou quatro livros, mas um é para a irmã e outro para o pai. O jovem, que adora um bom mistério, diz que a única feira do livro que frequenta é a de Sesimbra. «Venho aqui comprar livros para ler nas férias», refere, tendo escolhido Morte e Croissants, de Ian Moore, e O Assassinato de Roger Ackroyd, de Agatha Christie.
Na feira, há livros para todos os gostos e idades. Crianças e jovens continuam a ser um público privilegiado e têm demonstrado muito interesse pela leitura.
-
Chama-me pelo teu nome, de André Aciman, é o título do livro que Filipa e Beatriz, duas amigas da Cotovia, levam na mão à saída da feira. «Vim à procura de vários livros, mas tinha de escolher um. Optei por este porque é melhor para ler no verão», comenta Beatriz Francisco, de 14 anos, amante de livros de fantasia e romance. «Quando entrei na porta peguei logo neste», confessa a amiga Filipa Gourgel, de 15 anos, que leva ainda O Retrato de Dorian Gray, de Oscar Wilde, e O Verão em que Me Apaixonei, de Jenny Han. «Gosto muito de ler e estes são para ler durante as férias», diz a jovem, que pelo segundo ano visitou a Feira do Livro de Sesimbra.
Filipa e Beatriz tencionam deslocar-se novamente à feira para assistir à apresentação de um livro, mas ainda não decidiram qual. Vão escolher entre a programação que está prevista até 20 de agosto.
-
Todos os eventos têm tido casa cheia. «As pessoas à noite gostam de ter uma pequena distração cultural», salienta André Dias, de 27 anos, que trabalha há vários anos na Feira do Livro de Sesimbra. «Está cada vez melhor e este ano tem sido muito concorrida», garante, frisando que «todos os livros têm descontos».
A rainha do booktok, Collen Hooven, é a autora mais vendida até agora, seguindo-se o português Filipe Melo, que a 9 de agosto apresenta a partir das 21.30h As Aventuras Completas de Dog Mendonça e Pizzaboy, seguindo-se uma sessão de autógrafos. «Tem sido uma surpresa muito agradável perceber que as pessoas ainda têm gosto pela leitura», afirma André Dias.
-
Os livros estão expostos por editoras e por secções. Há livros em português, inglês e espanhol. «Este ano temos uma aposta grande em novelas gráficas e banda desenhada», realça o vendedor, enquanto finaliza uma compra.
A XVIII edição da Feira do Livro de Sesimbra está de portas abertas até 20 de agosto, todos os dias, das 15 às 24 horas, na Praça da Califórnia. A organização está a cargo da Ronda das Letras e da Câmara Municipal de Sesimbra.