«Gosto muito de praia, de poder entrar no mar e nadar» (João Pinto, 48 anos)

João Pinto adora nadar e mergulhar. Há vários anos que frequenta a Praia do Ouro, e não dispensa os óculos de mergulho para um olhar mais atento pelo fundo do mar. Num futuro próximo, quer lançar-se em mergulhos mais profundos e conhecer de perto as profundezas da costa de Sesimbra, considerada uma das mais bonitas do país.
-
A temperatura amena e a brisa leve fazem desta manhã de agosto perfeita para uma ida à praia. João Pinto, 48 anos, chega cedo ao areal do Ouro. Prefere as primeiras horas de sol, onde tudo acontece de forma mais calma, os veraneantes ainda são poucos e o estacionamento é garantido. Gosta de entrar na água, colocar os óculos de mergulho e observar a fauna marinha que habita junto às rochas do pontão. «Hoje a água está especialmente transparente», afirma com um sorriso rasgado. «Consegui ver vários peixes e alguns bem grandes». Dentro de água tem uma liberdade de movimentos que não lhe é possível em terra.
-
João desloca-se numa cadeira de rodas, depois de um acidente de mota, em 2011, o ter deixado paraplégico. Vive em Azeitão, a poucos quilómetros da vila de Sesimbra, e foi na Praia do Ouro, que hasteia a Bandeira Acessível - Praia Para Todos desde 2006, que deu o primeiro mergulho com o apoio de um tiralô, cadeira que permite a pessoas com mobilidade reduzida tomar banhos de mar. «Gosto muito de praia, de poder entrar no mar e nadar», experiência só possível numa praia com estas caraterísticas. Desde sempre conhecida por ser uma das praias mais seguras do país, em 2017 ganhou também o estatuto de mais acessível de Portugal. Um reconhecimento por todo o trabalho desenvolvido em prol daqueles que têm dificuldades em deslocar-se.
-
Na entrada e saída do mar, João tem a ajuda da esposa, Iola Cunha, 48 anos. «A água está gelada, mas para o João está sempre ótima. Estar dentro de água é das coisas que mais adora», revela, acrescentando que «sem este apoio não seria possível aproveitar a praia desta forma». Para além de um bom banho de mar, João não dispensa um bom banho de sol, o que é fácil adivinhar pelo bronzeado de fazer inveja a qualquer um. O tiralô também permite que se mantenha à beira-mar de uma forma confortável e segura.
-
Para além do apoio da sua cara-metade, conta com toda a atenção e simpatia de duas futuras enfermeiras, voluntárias do projeto All and One, dinamizado desde 2018 pelo Instituto Politécnico de Setúbal através de um protocolo com a Câmara Municipal de Sesimbra. «Ter este contacto, neste contexto de lazer, dá-nos uma experiência diferente e outra visão fora dos hospitais», garante Mariana Charneca, 19 anos, que nem a longa viagem desde Palmela a demove de participar neste projeto, que considera «muito enriquecedor». Estão sempre disponíveis para qualquer apoio e gostam de acompanhar bem de perto as deslocações dos utilizadores até à água.
-
«Tenho adorado estar aqui. As pessoas são muito prestáveis e sentimos que ficam agradecidas com o nosso trabalho», confessa Mariana Baeta, 20 anos, natural da vila de Sesimbra. Há uma empatia forte entre os frequentadores habituais da praia e as voluntárias. «É muito engraçado, porque ao fim de poucos dias começamos a conhecer as pessoas que circulam por aqui diariamente, e essa proximidade é muito positiva», diz a jovem sesimbrense. Mariana Charneca destaca as valências da praia acessível. «Através destes acessos, podem facilmente deslocar-se do banho para a zona de sombra, ler uma revista na Biblioteca de Praia ou beber um café na esplanada», refere.
-
Depois de mais umas braçadas e mergulhos, João Pinto não esconde o desejo de ir mais fundo e conhecer as profundezas da costa. «Tenho muita vontade de fazer mergulho adaptado. Fiz uma vez na Praia do Tamariz, mas foi muito breve, não deu para gozar bem o momento». É a sua veia desportista que não o deixa estar parado, recordando com grande felicidade os tempos em que foi jogador de hóquei do Grupo Desportivo de Sesimbra. «Joguei nos juvenis com o Chochinha, o Ginja, o Mário Rui e chegámos a conquistar o terceiro lugar a nível nacional». Enquanto o hóquei não é para todos, João sente a adrenalina quando desliza a toda a velocidade sobre as rodas da sua bicicleta adaptada.
Informações e reserva de equipamentos
praiaacessivel@cm-sesimbra.pt
https://www.visitsesimbra.pt/turismo-acessivel
Tel.: 93 740 59 04
Praias do Ouro e MecoProjeto All and One
das 9 às 13 e das 15 às 19h
Praia do Ouro