Ministros da Saúde e da Coesão Territorial elogiam Unidade de Saúde de Sesimbra

A nova Unidade de Saúde de Sesimbra, no Morro do Calvário, foi visitada no dia 29 de março, pelo ministro da Saúde, Manuel Pizarro, e pela ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, acompanhados pelo presidente da Câmara Municipal de Sesimbra, Francisco Jesus, pelo presidente da Assembleia Municipal, João Narciso, vereadores da autarquia, presidentes das junta de freguesia do concelho, e representantes de várias entidades e estruturas ligadas à saúde.
A visita foi orientada pelo arquiteto Marinho Pinto, da Câmara Municipal de Sesimbra, autor do projeto da Unidade de Saúde, essencial para melhorar os cuidados de saúde às populações, como sublinhou o presidente da Câmara Municipal de Sesimbra, Francisco Jesus.
«Esta Unidade de Saúde é uma velha ambição das gentes de Sesimbra. É um projeto único que será certamente potenciador de atratividade para os profissionais, mas é fundamental termos um serviço de saúde primário mais alargado para dar resposta à população de Sesimbra mas também a todos os que nos visitam», afirmou.
Francisco Jesus lembrou ainda o investimento feito pela autarquia neste equipamento, quer com a cedência do terreno, quer com um significativo encargo financeiro para o município, de cerca de 1 milhão e 700 mil euros, quer com a elaboração dos projetos, gestão e fiscalização da obra, e frisou que, no respeito da sua autonomia enquanto órgão de poder local, «Sesimbra faz parte da solução».
A qualidade do equipamento foi elogiada por parte dos representantes do Governo, que sublinharam o papel fundamental da Câmara Municipal de Sesimbra para a concretização deste equipamento.
«Estou de olho neste projeto. É uma obra extraordinária feita sob a direção da Câmara Municipal de Sesimbra, e é também um exemplo de cooperação entre as várias estruturas do Estado, que é muito importante para se conseguir mais, e avançar mais rapidamente no sentido de darmos resposta aos problemas e aspirações das populações», referiu Manuel Pizarro.
O governante destacou o salto qualitativo que o novo equipamento pode trazer para Sesimbra e reconheceu que o aumento dos profissionais e saúde é uma prioridade. «Não temos dúvidas que estas magníficas instalações potenciam a atratividade de novos profissionais, e esse é agora o nosso trabalho», concluiu.
Por sua vez, a titular a pasta da Coesão Social, do Governo, agradeceu à autarquia sesimbrense «por ser um parceiro», e «por ter agarrado este projeto», referiu. «É um edifício lindíssimo com luz natural e uma referência que levamos daqui para mostrarmos a outros como se pode fazer bem». Ana Abrunhosa disse ainda que «os autarcas são vitais para garantir melhores condições de vida nos territórios», e que a Unidade de Saúde de Sesimbra «é um bom exemplo das aplicações dos fundos europeus».
A nova Unidade de Saúde têm cerca de 1300 metros quadrados e 27 gabinetes para acolher as valências que atualmente estão localizadas em instalações da Santa Casa da Misericórdia de Sesimbra, no Largo 5 de Outubro, nomeadamente a Unidade de Saúde, Unidade de Recursos Assistenciais Partilhados, Unidade de Cuidados na Comunidade e Unidade de Saúde Pública.
Foi também projetada para disponibilizar áreas exteriores que servirão de apoio à sala de movimento, nomeadamente para a ginástica sénior.
Para além da comparticipação do município, o edifício foi financiado pelo Ministério da Saúde, com 1 milhão de euros, e pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional, no âmbito de uma candidatura apresentada pela Câmara Municipal, ao Programa Operacional Regional de Lisboa – Portugal 2020, com 500 mil euros.
Refira-se que, no âmbito desta visita, foi assinado o Contrato de Financiamento para a construção da nova Unidade de Saúde da Quinta do Conde entre a autarquia e o Ministério da Saúde.
O concurso para esta obra, que beneficia de financiamento por parte do Plano de Recuperação e Resiliência, deverá ir a concurso público brevemente.