Município em luta por melhores condições
A vice-presidente da Câmara Municipal, e responsável pelo Pelouro da Educação da autarquia, Felícia Costa, vai reunir no dia 25 de novembro com o secretário de Estado da Educação, João Costa, para abordar dois dos assuntos mais urgentes para o concelho: a construção de uma nova escola secundária na Quinta do Conde e a requalificação da Escola Básica Navegador Rodrigues Soromenho, em Sesimbra.
Estes dois casos mereceram referência por parte do ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, durante a reunião conjunta da comissão de educação e ciência, que decorreu no dia 15 de novembro, e onde o ministro referiu que as duas situações «estão absolutamente referenciadas e são verdadeiramente importantes. Decorrerá para a semana uma reunião com a Câmara Municipal de Sesimbra onde estas questões em concreto serão abordadas».
Apesar de não serem graus de ensino da competência do município, a Câmara Municipal, em colaboração com as juntas de freguesia, associações de pais, professores, auxiliares e alunos, tem-se empenhado nestes dois temas, tanto em termos institucionais, através de contactos com as entidades competentes, como apoiando todas as ações que se organizem com este objetivo.
Nova Secundária na Quinta do Conde
No caso da Quinta do Conde, a única escola secundária da freguesia, a Michel Giacometti, encontra-se sobrelotada e com sinais cada vez mais evidentes de degradação. Isso mesmo foi constatado pelo delegado Regional de Educação de Lisboa e Vale do Tejo, Francisco Neves, em visita recente ao concelho. Esta situação obriga a que muitos alunos tenham de se deslocar para os concelhos vizinhos para estudar, o que não faz qualquer sentido numa das freguesias com maior crescimento demográfico e com mais de 30 por cento da população com idade inferior a 30 anos.
Em fevereiro deste ano, este assunto foi a debate no parlamento, na sequência de uma petição promovida pela Junta de Freguesia, que reuniu 5 mil assinaturas. As propostas de resolução do PCP, PEV, PS e BE, que sublinharam a necessidade urgente da construção do equipamento, foram aprovadas.
Rodrigues Soromenho
A Rodrigues Soromenho é uma escola com mais de 50 anos, onde muitas vezes os professores têm de recorrer ao próprio refeitório para dar aulas. O edifício principal precisa de obras e os pavilhões pré-fabricados encontram-se completamente degradados e com cobertura de amianto. A escola recebeu recentemente uma visita do responsável pela DRELVT, uma vez que reunia condições para ser incluída num conjunto de obras que vão avançar em 2017, mas tal acabou por não acontecer.
Contraste com o pré-escolar e 1º ciclo
No concelho de Sesimbra há um contraste evidente entre as escolas a cargo do município e do Ministério da Educação. A Câmara Municipal tem a gestão do pré-escolar e do 1º ciclo, graus de ensino onde o concelho tem sido apontado como referência em Portugal, tanto devido à rede de equipamentos, onde tem havido um forte investimento, como num conjunto de programas e apoios que se têm revelado essenciais para o sucesso dos alunos. Note-se que muitos destes apoios e projetos se estendem a alunos das escolas do 2.º e .3º ciclo e secundárias.
As escolas básicas de Sampaio e do Pinhal do General, o Jardim de infância do Pinhal do General ou a futura escola do Conde 2, cujas obras estão prestes a começar, são exemplos de equipamentos modernos, com excelentes condições e preparados para desenvolver um conjunto de projetos que têm valorizado o ensino no concelho.
Em termos de apoios, os transportes escolares, essenciais para centenas de crianças se manterem na escola, o prolongamento de horário ou as refeições representam um enorme investimento anual, que a Câmara Municipal continua a encarar como essencial.
Neste contexto, não faz, portanto, sentido, que os alunos façam o pré-escolar e o 1º ciclo em escolas com excelentes condições e depois, para prosseguirem os estudos, estejam sujeitos a instalações degradadas e sem condições, escolas sobrelotadas ou, em muitos casos, sejam obrigados a estudar em escolas fora do concelho onde residem.