Sessão sobre Certificação de Pescaria e Pescado

A sessão, aberta ao público, tem como tema a certificação da pescaria do Peixe-espada preto, e conta com a presença de Carlos Macedo, da ArtesanalPesca, Yorgos Stratoudakis, do IPIMAR, e Sandra Farinha, da Associação Nacional das Organizações de Produtores da Pesca do Cerco (ANOPCERCO).
As ameaças ao sector, os problemas relativos à evidencia da sustentabilidade da pescaria e os benefícios e problemas da concretização da certificação da pescaria e do pescado serão os assuntos abordados por Carlos Macedo.
Yorgos Stratoudakis dará uma imagem do que acarreta um processo de certificação e falará sobre o único processo que já teve avanços em Portugal, a certificação da pescaria da sardinha, enquanto que Sandra Farinha abordará a experiência dos armadores e pescadores do cerco no desenvolvimento do processo de certificação.
Antes desta sessão, terá lugar uma reunião de trabalho entre os armadores e mestres das embarcações associados à ArtesanalPesca e o IPIMAR, para fazer o ponto de situação dos resultados do projecto científico LOT1, uma parceria entre a ArtesanalPesca e o IPIMAR, que nasceu em Setembro de 2008. O objectivo é aproximar representantes da indústria da pesca de sete países europeus e investigadores de nove institutos de forma a identificar, desenvolver e avaliar programas de recolha de dados.
A participação dos armadores na recolha dos dados e na interpretação dos resultados, informação da captura total de todas as espécies (espécies rejeitadas estão incluídas), informação do esforço (número de viagens, lances, anzóis), identificação das espécies que “atacam” as capturas e estimação das perdas em termos económicos são alguns dos assuntos focados no projecto.