Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

Câmara Municipal considera urgente a abertura do Centro de Vacinação de Sesimbra

Centro vacinacao 1 750 2500

A Câmara Municipal de Sesimbra confrontou ontem, uma vez mais, o Agrupamento de Centros de Saúde Arrábida com a necessidade urgente de abertura do Centro de Vacinação de Sesimbra, que se encontra preparado desde o dia 2 de março, na Sala de Desporto da Piscina Municipal, de acordo com as orientações para implementação destes equipamentos.

Neste momento, há apenas um Centro de Vacinação no concelho, situado no Pavilhão Municipal da Quinta do Conde, também instalado pela Câmara Municipal, o que obriga os munícipes das freguesias de Santiago e Castelo a fazerem uma viagem de cerca de 20 quilómetros até à Quinta do Conde.

Muitos munícipes que estão a ser chamados para vacinação são idosos e de grupos de risco, que não conseguem garantir transportes em condições de segurança, o que tem obrigado a um enorme esforço das juntas de freguesia e Câmara Municipal.

Note-se que no atual contexto, um veículo de 9 lugares consegue transportar, no máximo três utentes.

Esta situação tem gerado imensos protestos, que acabam por recair sobre a Câmara Municipal, entidade que não tem responsabilidade no processo de vacinação e que para além de ter instalado um centro em Sesimbra, propôs um planeamento semanal da equipa de vacinação entre os dois centros, de acordo com a quantidade de vacinas disponíveis.

Para além disso, mostrou-se disponível para assegurar o equipamento informático que eventualmente venha a ser necessário, e para qualquer apoio em termos logísticos e de recursos humanos, inclusive de enfermeiros que se disponibilizaram voluntariamente, e está a apoiar no transporte de utentes, em articulação com as juntas de freguesia.

2021/03/25

Município de Sesimbra © 2015-2020 | Todos os direitos reservados