Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

Zbigens deu a palavra à juventude

Autocarro cms pintura 1 1024 2500

Um debate com jovens do concelho, para tentar perceber as dificuldades, constrangimentos e necessidades do seu dia-a-dia, na perspetiva de construir, em conjunto com o Gabinete da Juventude, um grande momento em 2019, que dê a conhecer o trabalho dinamizado por associações juvenis, bem como outros projetos inovadores feitos por jovens, foi o ponto alto de mais um fórum Zbigens, que se realizou no início de outubro, no Parque Augusto Pólvora. O encontro serviu também para promover a troca de ideias, a partilha de experiências, reforçar os laços e mostrar o que está a ser feito no plano desportivo, cultural e social.

Num debate sempre muito participado, os intervenientes sublinharam a importância de se criarem eventos que vão ao encontro das expectativas das novas gerações, para os envolver mais em atividades a eles dirigidas, e enalteceram a criação de vários espaços destinados aos jovens, como o Skate Parque da Quinta do Conde e, especialmente, o Parque Augusto Polvora, que oferece um conjunto de equipamentos e espaços que podem ser utilizados durante todo o ano pela comunidade.

Um torneio de skate promovido pelo Surf Clube de Sesimbra, que envolveu dezenas de praticantes, um espaço com trikes (veículos de três rodas), que puderam ser experimentados pelos visitantes, um concerto com a banda Espantalho, um show cooking com degustação de sushi e a pintura ao vivo de um autocarro da Câmara Municipal, com motivos alusivos a Sesimbra, foram alguns dos momentos que animaram o segundo Zbigens - Fórum Municipal de Juventude de Sesimbra, deste ano, que vai ter novo encontro para recolher mais ideias, desta feita, em dezembro, na freguesia de Santiago.

Zbigens

 

O "autocarre" mais "pexite" de Sesimbra

Uma das atividades que despertou maior curiosidade ao longo do fórum foi a decoração de um autocarro da Câmara Municipal de Sesimbra por João Cruz e Maciel Santos. De uma forma descontraída e criativa, os dois artistas recriaram alguns traços da identidade sesimbrense no veículo.
A expressão “Autocarre”, tão comum entre as gerações mais velhas, imagens de peixes ou de antigos pescadores sobressaem entre os vários motivos alusivos à identidade “pexita” que, a partir de agora, passam a circular nas estradas da região. «Foi um desafio engraçado e, ao mesmo tempo, uma brincadeira séria, porque agarrámos no antigo e demos-lhe uma imagem atual, para chegarmos também às gerações mais novas. Ou seja, fomos buscar “pedaços” da história de Sesimbra, e retratámo-los de uma forma divertida na “Carreira”, não só para vincar que ainda estão
bem vivos na nossa comunidade, mas também para não os deixar desaparecer», referem os autores.

2018/10/12

Município de Sesimbra © 2015-2018 | Todos os direitos reservados