Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

Orquestra Geração distinguida com Medalha de Ouro

Orquestra 0044 1 1024 2500

O projeto Orquestra Geração, do qual faz parte o Agrupamento de Escolas da Boa Água, na Quinta do Conde, foi distinguido pelo Júri do Prémio Direitos Humanos da Assembleia da República, com a medalha de ouro comemorativa do 50.º aniversário da Declaração Universal dos Direitos do Homem. A distinção reconhece o contributo do projeto no combate ao insucesso e abandono escolar, através do ensino da música, e na inserção e desenvolvimento de crianças e jovens de bairros desfavorecidos, e da população migrante.

A medalha será entregue no dia 10 de dezembro, segunda-feira, na Assembleia da República, na cerimónia de atribuição do Prémio Direitos Humanos 2018, que este ano foi para a Obra Vicentina de Auxílio aos Reclusos.

O júri atribuiu ainda medalhas de ouro à associação Letras Nómadas, pelo trabalho na promoção da escolaridade e da empregabilidade nas comunidades ciganas, e na formação nas áreas da história e cultura cigana; e a Joana Gorjão Henriques, autora de reportagens e da obra Racismo em Português, que aborda as desigualdades raciais em Portugal.

O Prémio Direitos Humanos foi criado pela Assembleia da República em 1998, no âmbito das celebrações do 50º aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos, e é entregue todos os anos a 10 de dezembro, Dia Nacional dos Direitos Humanos, a organizações não-governamentais, ou personalidades que se distinguem na defesa dos direitos humanos.

Orquestra Geração

A Orquestra Geração foi criada em 2007, na Amadora, no âmbito do programa EQUAL, com o apoio do município da Amadora e da Fundação Calouste Gulbenkian, com o objetivo de combater o insucesso e o abandono escolar através do ensino da música orquestral.

Em 2009, o projeto foi implementado no Agrupamento de Escolas da Boa Água, e noutros cinco municípios da Área Metropolitana de Lisboa (AML), no âmbito de uma candidatura apresentada ao Quadro de Referência Estratégico Nacional, pelas autarquias, em conjunto com a AML.

Atualmente, funciona em 20 estabelecimentos de ensino das regiões de Lisboa e Coimbra, e conta com perto de 1200 crianças e jovens dos 6 aos 20 anos de idade.

No Agrupamento de Escolas da Boa Água, a Orquestra Geração envolve 69 alunos, sob a coordenação pedagógica da Escola Artística de Música do Conservatório Nacional, e gestão da Associação das Orquestras Sinfónicas Juvenis Sistema Portugal, com o apoio da Câmara Municipal de Sesimbra.

2018/12/04

Município de Sesimbra © 2015-2018 | Todos os direitos reservados