Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

16ª Assembleia Municipal de Jovens

Assembleia municipal jovens 2019 1 1024 2500

O Cidadão/Cidadã do Século XXI – Que Competências? é o tema da 16.ª Assembleia Municipal de Jovens (AMJ), projeto de promoção da cidadania dinamizado desde 2003, pela Assembleia Municipal, que se destina aos jovens do 3.º ciclo do ensino básico dos cinco Agrupamentos de Escolas do concelho.


No âmbito desta iniciativa decorre, de 18 a 22 de fevereiro, a ação Eleito Por Um Dia, que dá, uma vez mais, a oportunidade aos alunos de acompanhar os presidentes dos órgãos autárquicos do município.

Esta atividade desperta muito interesse junto da comunidade educativa, não apenas porque constitui uma experiência única para os alunos, mas também porque lhes permite perceber as funções, as exigências, e os mais variados aspetos que têm de ser ponderados nas decisões dos autarcas, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida no concelho.

Depois do Eleito Por Um Dia, haverá uma visita de estudo no dia 2 de abril, em local a definir, durante a qual será eleita a mesa da AMJ.

Estas experiências pretendem melhorar os conhecimentos dos alunos sobre a realidade do concelho, o que os ajudará na elaboração das propostas que irão apresentar na 16.ª AMJ, no dia 11 de maio, em Sesimbra.

Da 16.ª AMJ faz também parte o 12.º concurso As Cores da Cidadania, destinado às crianças dos 3.º e 4.º anos do 1.º ciclo do ensino básico.

Este projeto tem como principais objetivos sensibilizar os mais novos para os direitos e deveres em cidadania entre povos e culturas diferentes, promover a realização de trabalhos inéditos que visem desenvolver o conhecimento e o sentido crítico, e Incentivar o sentido artístico e literário dos jovens através da realização de trabalhos de poesia, composição ou desenho que promovam a sua relação com a sociedade atual.

O projeto incentiva também a participação dos professores através da fotografia enquanto forma de expressão artística.

À semelhança de anos anteriores, os trabalhos premiados no concurso poderão ser apreciados pelo público em geral, numa exposição que vai estar patente entre os dias 30 de abril e 13 de maio, na Quinta do Conde.

2019/02/07

Município de Sesimbra © 2015-2018 | Todos os direitos reservados