Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

Exposição itinerante Falar de... Plantar para a Vida

Falarde 1 1024 2500

De 6 de janeiro a 5 de junho, a exposição itinerante de livros para a infância Falar de… Plantar para a Vida vai percorrer as Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do concelho, Biblioteca Municipal e Polo de Leitura da Quinta do Conde. A iniciativa associa-se às comemorações do Ano Internacional da Fitossanidade, que se assinala em 2020 para abordar questões como partilhar, plantar, cuidar e viver a vida, relacionadas com as temáticas da alimentação, proteção do ambiente, saúde e redução da pobreza.

Inventário dos Frutos e Legumes, de Virginie Aladjdi, A Bondade Cresce, de Britta Teckentrup, As Estações, de Iela Mari, Herbário, de Jorge Sousa Braga e Cristina Valadas, e Sem abrigo, de Maria Inês Almeida e José Almeida de Oliveira, são algumas das 70 obras, divididas pelas áreas imagem, informativos, narrativa ilustrada, poesia e imagem e pouco texto, que compõe a exposição, e que estão também disponíveis para consulta e empréstimo na Biblioteca Municipal e no Polo de Leitura da Quinta do Conde.

Promover o gosto pelo livro e pela leitura, apoiar famílias na abordagem de determinadas temáticas e incentivar a partilha de práticas e de experiências pelos profissionais ligados à infância são os principais objetivos do projeto Falar de..., dinamizado desde 2007 pela Câmara Municipal e pela ELI/Cercizimbra, em parceira com as creches e jardins de infância das sete IPSS do concelho. 

Nas várias edições, o projeto envolveu centenas de crianças entre os 6 meses e os 6 anos, famílias e profissionais ligados à infância. Para além do sucesso alcançado a nível concelhio, em 2010 o Falar de… foi um dos selecionados do Programa Gulbenkian de Língua Portuguesa, promovido pela Fundação Calouste Gulbenkian, o que lhe conferiu uma ampla projeção nacional.

Datas e locais da exposição:

6 a 17 de janeiro

  • Jardim de Infância do Centro Paroquial do Bem-estar Social do Castelo

20 a 31 de janeiro

  • Jardim de Infância da Cercizimbra

3 a 14 de fevereiro

  • Externato Santa Joana

17 a 28 de fevereiro

  • Liga dos Amigos da Quinta do Conde

2 a 13 de março

  • Jardim de Infância do CASCUZ

16 a 27 de março

  • Jardim de Infância da Casa do Povo de Sesimbra

30 de março a 10 de abril

  • Centro Infantil do Centro Comunitário da Quinta do Conde

13 de abril a 16 de maio

  • Biblioteca Municipal de Sesimbra

18 de maio a 5 de junho

  • Polo de Leitura da Quinta do Conde

Quase sempre... As crianças precisam de falar com os adultos sobre como cuidar do ambiente e da vida.
Às vezes... Basta olhar a vida e tudo o que plantamos.
Muitas vezes... O livro guarda a magia da vida.
Para isso… Preparámos esta exposição itinerante de livros para a infância.

2020/01/03

Município de Sesimbra © 2015-2020 | Todos os direitos reservados