Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C
Início

Novo gabinete de apoio criado pela autarquia ao lado do movimento associativo no combate à pandemia

1920x755 site cms 1 1024 2500

Reconhecido como um dos mais fortes pilares da estabilidade social, o movimento associativo concelhio é, igualmente, um parceiro estratégico da Câmara Municipal na promoção da prática desportiva, cultural e bem-estar da comunidade.

Na perspetiva de reforçar a proximidade com a autarquia, e responder mais eficazmente às necessidades destas instituições na atividade que desenvolvem diariamente, foi criado o Gabinete de Apoio ao Movimento Associativo e Freguesias, que entrou em funcionamento em 2020, e que, desde então, tem acompanhado mais de perto a vida associativa. Logo após a sua criação iniciou o Estudo de Caraterização do Movimento Associativo do concelho, que está em curso, e que irá permitir ter um retrato mais fidedigno da realidade do concelho nesta matéria.

A par deste trabalho tem também dado resposta a diversas solicitações, nomeadamente na transposição dos comunicados da Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto (CPCCRD), no esclarecimento sobre legislação aplicável, ou no apoio à apresentação de candidaturas e elaboração de propostas de contratos-programa.

O papel deste gabinete ganhou, no entanto, maior expressão desde o início do confinamento do primeiro estado de emergência devido à pandemia de COVID-19. Primeiro, com o esclarecimento de questões relacionadas com as regras de encerramento e, depois, no apoio à adaptação das instalações às diretrizes das autoridades de saúde.

Em estreita colaboração com a CPCCRD, e ao abrigo do Código de Conduta, elaborado por esta entidade e pela DGS, este gabinete prestou apoio às coletividades na elaboração dos planos de contingência, em consonância com as diretrizes resultantes dos Conselhos de Ministros, no que respeita a medidas a adotar neste período tão crítico que o país atravessa.

Neste âmbito, promoveu ainda uma sessão de esclarecimento online sobre as medidas implementadas para cumprimento de regras a adotar com vista à diminuição do contágio e, ultimamente, tem dado apoio por telefone e e-mail às associações na resolução de problemas, esclarecimento sobre de medidas a adotar ou na preparação de candidaturas a apoios ao abrigo de Regulamento de Apoio ao Movimento Associativo Sesimbrense em vigor.

Gabinete de Apoio ao Movimento Associativo e Freguesias
Auditório Conde de Ferreira
Rua Almirante Sande de Vasconcelos, n.º2
2970 – 710 Sesimbra

Telefone
211 589 322 /211 588 601 /939 982 779 /932 590 221

Mail
gabinete.associativismo@cm-sesimbra.pt 
ana.cruz@cm-sesimbra.pt 
vitor.cruz@cm-sesimbra.pt 

2021/02/11

Município de Sesimbra © 2015-2020 | Todos os direitos reservados