Esclarecimento sobre refeições das CAF e AAAF

No ano letivo 2023/24, o município de Sesimbra adotou várias medidas para apoiar as famílias, entre as quais a antecipação, para 4 de setembro, da Componente de Apoio à Família (CAF), para o 1º ciclo, e das Atividades de Animação e Apoio à Família (AAAF), para o pré-escolar. Esta opção permitiu que muitos pais tivessem soluções de qualidade para as crianças logo no início do mês de setembro, e não apenas no arranque do ano escolar, como acontecia anteriormente.
O início destes serviços implicou, igualmente, a antecipação do fornecimento de refeições aos alunos. A contratação deste serviço, que antes da descentralização de competências para as autarquias (abril de 2022) representava 400 mil refeições e agora representa 800 mil, obriga a concurso público internacional. A complexidade administrativa deste procedimento, bem como a necessária validação do mesmo por entidades externas resultou num atraso inesperado no processo de contratação, que os serviços municipais estão a tentar resolver.
Para garantir as refeições às crianças que frequentam as CAF e AAAF, a Câmara Municipal optou por confecionar e servir as refeições com recurso a meios próprios, em refeitórios escolares ou em parceria com IPSS do concelho, num modelo que está em prática neste momento. No entanto, com esta solução, foi necessário concentrar o serviço de refeições em núcleos, o que faz com que, em algumas situações, as crianças não estejam a frequentar as atividades nas escolas de matrícula e tenham de se deslocar, em pequenos trajetos, para almoçar. Esta alteração não tem qualquer interferência nas atividades desenvolvidas.
Tratando-se de uma situação excecional, que se deseja de rápida resolução, a Câmara Municipal agradece o esforço e a compreensão de toda a comunidade educativa, com principal enfase ao pessoal auxiliar das escolas, direções de agrupamento, bem como às famílias.