Festa das Chagas 2022

Matay, Calema e Anjos são os destaques do cartaz da Festa das Chagas, que decorre de 22 de abril a 8 de maio, na vila de Sesimbra.
O palco é inaugurado na noite de 22 de abril,
O concerto de Matay, previsto para dia 22 de abril, foi adiado para dia 5 de maio. O músico ficou conhecido por partilhar com Dengaz a música Dizer Que Não. Participou no Festival RTP da Canção em 2019, onde interpretou Perfeito, com letra de Boss AC e música de Tiago Machado. Confia, o seu novo single a solo, com letra e música de Agir, une o calor das raízes africanas de Matay a outras influências, como a soul e o gospel.
No último sábado de abril, a atuação cabe aos irmãos Calema, que alcançaram sucesso com os temas Tudo por Amor e Vai. Em 2020, lançaram Yellow, uma lufada de ar fresco, não só pela alegre e contagiante sonoridade, mas também pela mensagem positiva que está implícita em cada batida. Os temas Te Amo, Allez, Amar 24/24, Abraços ou Yellow assumem novas sonoridades com influências da cultura afro.
Já em maio, dia 7, o palco volta a receber uma dupla de irmãos, desta vez os Anjos, que dispensam apresentações. Surgiram em 1998, e rapidamente se transformaram num dos maiores fenómenos de popularidade de sempre na música em Portugal. Ficarei, Perdoa, Quero Voltar e Nesta Noite Branca são alguns dos êxitos do grupo, que há mais de duas décadas escolheu Sesimbra para viver.
Tal como aconteceu em 2019, a festa realiza-se no terminal rodoviário, e conta com zona de divertimentos, área destinada a tasquinhas do mar, onde o peixe e marisco de Sesimbra podem ser saboreados, divulgação de entidades ligadas ao mar e à pesca e um stand da Câmara Municipal, com promoção
turística do concelho.
A Festa das Chagas está associada às celebrações religiosas em honra do Senhor Jesus das Chagas, que têm o seu momento alto no dia 4 de maio, feriado municipal, com a procissão, que percorre as principais ruas da vila.
Programas
-
Religioso
17 ABR | dom | 17.30h
Procissão
Da Capela da Misericórdia para a Igreja Matriz de Santiago
Vila de Sesimbra24 ABR a 2 MAI | 21.30h
Novena
Igreja Matriz de Santiago, Sesimbra30 ABR | sáb | 14h
Comissão de Festas visita a Freguesia do Castelo1 MAI | dom | 9h
Cumprimento à População pela Comissão de Festas
Acompanhada pela Banda da Sociedade Musical Sesimbrense
Vila de Sesimbra3 MAI | ter | 18h
MISSA
Cinco Chagas do Senhor
Igreja Matriz de Santiago, Sesimbra4 MAI | qua | 9h
Alvorada4 MAI | qua | 15.30h
MISSA SOLENE
Exaltação da Santa Cruz
Igreja Mariz de Santiago, Sesimbra4 MAI | qua | 17h
Grandiosa Procissão
Vila de Sesimbra5 MAI | qui | 18.30h
Missa Solene
Tomada de posse do juiz para o ano de 2023
Igreja Matriz de Santiago, Sesimbra
Mais informações -
Musical
22 ABR | sex | 22h - ADIADO para 5 de MAIO
Matay23 ABR | sáb | 22h
Gaiteiros de Lisboa29 ABR | sex | 22h
Noite de Fado
Marta Rosa, Mel, Tiago Correia e Marcelo Costa, fadistas
Bruno Fonseca, guitarra portuguesa; Carlos Viçoso, viola de fado30 ABR | sáb | 22h
Calema3 MAI | ter | 22h
Banda Axé Maré4 MAI | qua | 22h
Zana Batuta Orquestra5 MAI | qui | 22h
Matay6 MAI | sex | 21.30h
Jorge Fernando7 MAI | sáb | 22h
Anjos8 MAI | dom | 16h
Orquestra Geração da Boa ÁguaLocal: Recinto da Feira da Festa das Chagas, junto ao terminal rodoviário
A entrada é livre.
Estacionamento Festa das Chagas
Condicionamentos e Cortes de Trânsito
Devido à realização da procissão entre a Capela da Misericórdia e a Igreja Matriz de Santiago, o primeiro momento das festividades em Honra do Senhor Jesus das Chagas, no dia 17 de abril, domingo, a partir das 17.30 horas, o trânsito estará cortado e o estacionamento condicionado na Rua João da Luz, Largo 5 de Outubro, Rua Rainha D. Leonor, Rua Cândido dos Reis e Largo Movimento das Forças Armadas. A partir das 8 horas será também proibido estacionar nestas ruas.

