Plantação de árvores no Corredor Ecológico da Várzea

Pinheiros, amieiros, choupos, medronheiros, zimbros e aroeiras são algumas das árvores e arbustos que estão a ser plantados no Parque Ecológico da Várzea e no Parque da Ribeira, na freguesia da Quinta do Conde. No total, são mais de quatrocentas árvores e arbustos de porte desenvolvido, adaptados e resistentes ao clima e às condições do solo. O principal objetivo é melhorar a resposta aos efeitos das alterações climáticas, principalmente as ondas de calor.
Estas plantações correspondem à fase final do projeto Corredor Ecológico da Quinta do Conde - Requalificação de Zonas Verdes de Uso Público, apoiado pelo Compete 2020, no âmbito de uma candidatura apresentada pela Câmara Municipal ao Aviso Apoio à Transição Climática – (Re)arborização de Espaços Verdes e Criação de Ilhas- Sombra em Meio Urbano.
A candidatura contemplou a substituição de estruturas que se encontravam vandalizadas, como pontes, bancos e cercas, bem como instalação de novo mobiliário de apoio à visitação e à fruição, melhoria dos acessos pedonais, limpeza de vegetação nas linhas de água e arvoredo e controle de espécies vegetais invasoras.
O investimento foi de cerca de 92 mil euros.