Regata de aiolas regressa à Baía de Sesimbra
A tradicional Regata de Aiolas a dois remadores, uma das mais emblemáticas competições desportivas de Sesimbra, volta a animar a Baía de Sesimbra no dia 24 de setembro, domingo, às 11 horas.
A iniciativa, que todos os anos costuma reunir mais de vinte destas pequenas embarcações, arranca na Praia da Califórnia, e termina na Praia do Ouro, numa distância de aproximadamente, mil metros, que serão certamente muito disputados.
Mais do que a vertente competitiva, a regata assume-se cada vez mais como um momento de lazer e convívio entre os participantes, muitos deles sem qualquer ligação a pesca, mas que todos os anos marcam presença, contribuindo para manter bem viva esta tradição sempre muito aguardada.
Caraterizadas pela construção sólida e excelente navegação, as aiolas, construídas com a sabedoria de mestres carpinteiros em estaleiros navais de Sesimbra, foram muito utilizadas na pesca, inclusive ao espadarte, espécie que ainda é uma grande referência de Sesimbra. Muitas delas, com mais de 30 e 40 anos, e que ainda hoje continuam na atividade da pesca ao longo da costa sesimbrense, fazem uma pausa neste dia especial para manter viva uma tradição muito querida para a comunidade, e que é também um contributo para a preservação desta notável embarcação.
A Regata de Aiolas ganhou tradição em 1940 quando um grupo de pescadores venceu uma regata inserida na Tarde Náutica Infante D. Henrique, em Lisboa. Recuperada em 1984, pela Câmara Municipal de Sesimbra, em parceria com o Clube Naval, a prova é marcada pela grande competitividade e pelo convívio entre os participantes, homens e mulheres, cujo envolvimento tem sido fundamental para preservar este acontecimento desportivo, vivido de forma intensa por remadores e público.