Regata de Aiolas voltou a animar a Baía de Sesimbra

Tal como é tradição, a Regata de Aiolas a dois remadores voltou a animar a Baía de Sesimbra.
A iniciativa, realizada no dia 24 de setembro, voltou a despertar muito interesse junto da comunidade que acorreu em grande número à marginal para assistir àquela que é uma das mais emblemáticas competições desportivas do concelho, e que é também uma manifestação de convívio entre os participantes.
Este ano participaram 21 aiolas, conferindo um colorido muito especial à baía, que voltou a proporcionar as condições ideais para a realização da regata, num dia de muito sol e mar calmo, que atraíram milhares de pessoas à praia.
Na vertente competitiva, tal como vem acontecendo nos últimos anos, a aiola que chegou mais rápido à meta foi Os Meus Netinhos, da dupla António Mendonça/André Franco, à frente da equipa formada por Artur Pereira e Vitoriano Chumbau, que disputou a vitória até aos últimos metros, e de Miguel Farinha e José Gomes, que ocuparam o último lugar do pódio.
Destaque, uma vez mais, para a grande participação feminina, que também tem tido um papel de saudar na revitalização desta tradição sesimbrense.
Neste particular, as mais rápidas foram Mónica Jacinto e Isabel Alves, à frente das duplas Marta Bastos/Ana Oliveira, que se classificaram no segundo posto, seguidas de Eugénia Braz e Maria Conceição, no terceiro lugar. Importa sublinhar que Isabel Alves foi a primeira atleta feminina a participar na Regata de Aiolas, no ano de 1987 e, desde então, tem sido presença regular na prova.
Na categoria mista, a equipa constituída por Paula Tudela e Carlos Cunha foi a mais rápida, seguida pela embarcação da dupla Paulo Oliveira e Ana Oliveira, e Raquel Baeta/João Baeta, terceiros classificados.
De referir que, à semelhança de anos anteriores, a acompanhar as aiolas juntaram-se inúmeras embarcações extra competição, desde canoas e pequenos veleiros, o que diz bem da popularidade desta iniciativa que, tal como frisou o presidente da Câmara Municipal de Sesimbra, Francisco Jesus, «é uma grande festa de Sesimbra, da nossa cultura e identidade».
O autarca agradeceu a todos os participantes por ajudarem a manter viva a tradição da Regata de Aiolas, bem como o seu contributo para a preservação desta notável embarcação, que é uma das imagens de Sesimbra.
A organização esteve a cargo da Câmara Municipal de Sesimbra, com apoio do Clube Naval de Sesimbra, Autoridade Marítima Nacional e Bombeiros Voluntários de Sesimbra.
• Classificação geral
1.º - António Mendonça/André Jacinto
2.º - Artur Pereira/Vitoriano Chumbau
3.º - José Gomes/Miguel Farinha
4.º- Flávio Pereira/Bruno Reis
5.º - Rui Colaço/Tiago Amigo
6.º - Rui Canas/Fernando Guedes
7.º - António Rapaz/Manuel Palmeirim
8.º - Isabel Alves/Mónica Jacinto
9.º - Paula Tudella/Carlos Cunha
10.º - Paulo Oliveira/Ana Paula Oliveira
11.º - Raquel Baeta /João Baeta
12.º – Marta Bastos/Ana Rita Oliveira
13.º - João Conceição/Pedro Conceição
14.º - Álvaro Conceição/Sónia Conceição
15.º - Moisés Paulo /Nuno Preto
16.º - Francisco Sousa /Teresa Pessoa
17.º - Eugénia Braz/ Maria Conceição
18.º - Rodrigo Lencastre/Pedro Oliveira
19.º - Clara Silva/Fernando Belourico
20.º - Maria Oliveira/Isabel Oliveira
21.º - Filipe Marques/Ana Marques