Sessões de Esclarecimento para Cuidadores Informais

O Município de Sesimbra promove até ao final do ano um ciclo de sessões de esclarecimento para cuidadores informais, ciente dos desafios que enfrentam diariamente. A primeira sessão acontece já a 22 de setembro, pelas 15 horas, na Junta de Freguesia da Quinta do Conde.
A iniciativa é dedicada à caracterização das principais alterações na demência, com o mestre em neuropsicologia, Diogo Mendonça, a apresentar também sugestões de atividades para realizar em casa com a pessoa com demência. A abertura conta com a presença da vice-presidente da autarquia, Felícia Costa, e da representante da Merk Portugal, Catarina Faria.
A Câmara Municipal irá disponibilizar um autocarro desde o terminal de Sesimbra até às instalações da Junta de Freguesia da Quinta do Conde. As inscrições para o transporte devem ser feitas até às 16 horas do dia 21 de setembro através do 210 149 345.
O estatuto do cuidador informal, a psicoeducação do cuidador e os direitos das pessoas com demência são outras das temáticas que irão ser abordadas nas sessões de esclarecimento previstas até ao final do ano.
A Câmara Municipal de Sesimbra recebeu pelo segundo ano o selo de mérito do Movimento Cuidar dos Cuidadores Informais, que destaca os municípios com as melhores práticas e medidas de apoio aos cuidadores informais.
O selo de mérito foi atribuído ao projeto Café Memória de Sesimbra, que pretende contribuir para a melhoria da qualidade de vida e redução do isolamento social das pessoas com problemas de memória e demência e dos seus familiares.
A Câmara Municipal de Sesimbra integra a Rede de Autarquias que Cuidam dos Cuidadores Informais (RACCI) desde 2021. Na segunda edição da RACCI foram apresentadas 54 propostas.