Autarcas da Península de Setúbal contra fecho da urgência do Barreiro
Os autarcas dos municípios da Península de Setúbal, entre os quais o presidente da Câmara Municipal de Sesimbra, Francisco Jesus, deslocaram-se hoje ao Ministério da Saúde, para entregar uma missiva à Ministra da Saúde, Ana Paula Martins, e solicitar uma reunião urgente, contra o encerramento das urgências de obstetrícia do Hospital do Barreiro, anunciado recentemente pela responsável da tutela.
Foi mais uma decisão do Ministério da Saúde sem consulta aos autarcas nem às comissões de utentes, que prejudica claramente a população da região e deixa as grávidas praticamente sem alternativas, a não ser a deslocação ao Garcia de Orta, em Almada, que não tem condições, nem em termos de instalações, nem de pessoal, para receber estas mulheres grávidas. O que se adivinha, neste cenário, são partos em ambulâncias.
A recém criada Comunidade Intermunicipal da Península de Setúbal promoveu uma reunião extraordinária com os nove autarcas que compõem este organismo, na qual foi tomada esta decisão de se concentrarem esta manhã, em frente ao Ministério.