Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

Lançamento do barquinho Sesimbra a Bordo - Projeto Leva Portugal ao Mundo

Sesimbra a bordo 1 1024 2500

O lançamento simbólico ao mar, de um pequeno barco não tripulado, intitulado Sesimbra a Bordo, no dia 14 de junho, sexta-feira, às 17.30 horas, junto à Fortaleza de Santiago, em Sesimbra, é um dos destaques da atividade de encerramento do ano letivo 2018 – 2019 do Agrupamento de Escolas Navegador Rodrigues Soromenho.
O barco será posteriormente lançado em alto mar, junto à costa da Madeira. Mas, até lá, vai estar em exposição na Sala da Viagem do Museu Marítimo de Sesimbra.

O programa de encerramento das atividades do ano letivo do agrupamento inicia-se às 16.30 horas, com um desfile etnográfico em trajes típicos, com a participação de alunos, professores, auxiliares de ação educativa e encarregados de educação, desde o parque de estacionamento junto ao Hotel do Mar até ao Largo da Marinha. A festa prossegue com atividades de palco desenvolvidas por alunos do agrupamento, às 18.30 horas, e com um concerto às 21 horas, ambos no Largo da Marinha.

O que é o Sesimbra a Bordo

O barco Sesimbra a Bordo faz parte do projeto Leva Portugal ao Mundo – Escola Azul, dinamizado pelo referido agrupamento de escolas, com o apoio da Câmara Municipal de Sesimbra, e acompanhamento e orientação da Direção-geral Política do Mar, e do Instituto Superior Técnico, através do Centro de Investigação ISR – Lisboa. O objetivo é promover a literacia do oceano, mobilizando a sociedade, em particular, as crianças e jovens de diferentes ciclos de ensino, em estreita colaboração com várias instituições ligadas ao mar e à educação.

Na prática, trata-se de um projeto educativo que, para além de estimular o trabalho de alunos e professores de várias escolas na decoração, lançamento e monitorização deste pequeno barco, pretende reproduzir a antiga mensagem na garrafa.
Só que, neste caso, a mensagem apresenta-se na forma de conteúdos nas áreas das ciências naturais, geografia, história, matemática, cidadania, tecnologias de informação, artes, ou língua portuguesa, e está compilada em várias pen, que seguem a bordo deste barco, equipado com GPS e transmissor por satélite ligado a um sistema da agência americana NOAA (National Oceanic and Atmospheric Administration), que permitirá monitorizar o seu rumo.

Para além dos conteúdos, o barco é decorado com motivos alusivos a Sesimbra e a Portugal.

Tal como o nome o indica, a ideia é levar Portugal ao Mundo, uma vez que, quando o barco chega a um novo destino, cria-se a oportunidade efetiva de se promover o contacto entre alunos de diferentes países e culturas.

Toda a informação sobre o projeto Leva Portugal ao Mundo está disponível no site da Direção-Geral da Política do Mar, www.dgpm.mm.gov.pt/leva-portugal-ao-mundo, onde é explicada a metodologia adotada, e referenciados alguns exemplos nacionais e internacionais no âmbito do mesmo.

2019/06/12

Município de Sesimbra © 2015-2018 | Todos os direitos reservados