Hoje
Hoje
Máx C
Mín C
Amanhã
Amanhã
Máx C
Mín C
Depois
Depois
Máx C
Mín C

Travessia da Baía

Na primeira semana de outubro, tem lugar a Travessia da Baía em natação, uma das mais prestigiadas provas de mar que se realizam em Portugal, que recebe dezenas de nadadores de todo o país.

A competição, com mais de 90 anos, realiza-se entre a Praia da Califórnia e a Praia de Ouro, num percurso com aproximadamente 1500 metros, e é aberta a atletas federados e não-federados.

Segundo os antigos nadadores sesimbrenses, Pedro Filipe, José Lourenço Filipe e José Maria da Conceição, que participaram em 1925 na primeira Travessia da Baía, organizada pela União de Sesimbra.

Mais tarde, entre 1939 e 1940, com a criação do Clube Naval de Sesimbra e a colocação de uma jangada passa-se a dinamizar a modalidade.

Interrompida em meados de 1960 e, já com a prestigiosa e importante colaboração do Clube Naval Sesimbrense e da Sociedade Filarmónica União Artística Piedense (SFUAP), a Travessia é retomada após o 25 de Abril de 1974 mantendo-se, sem mais interrupções, até aos dias de hoje.

Já a primeira Travessia da Baía de Sesimbra organizada pela Câmara Municipal de Sesimbra acontece nos anos 90 do século XX.

Inicialmente a Câmara proporcionava o almoço a todos os participantes e transporte gratuito aos atletas dos clubes de natação mais representativos da região, entre os quais a Sociedade Filarmónica União Artística Piedense, a Sport Algés e Dafundo, o Clube Naval Setubalense ou o Sporting Clube de Portugal.

A Travessia da Baía de Sesimbra continua a ser uma das maiores provas de natação em Águas Abertas do país. Na edição de 2017 contou com a participação de 488 nadadores.

 

  • Classificações 2018 em:

https://lap2go.com/pt/event/travessia-baia-de-sesimbra-2018/timetable

 

  • Galeria de fotos Facebook

https://www.facebook.com/pg/CamaraMunicipalSesimbra/photos/?tab=album&album_id=1988472584509194

 

 

Município de Sesimbra © 2015-2018 | Todos os direitos reservados