Codex Faenza - De toutes flours
Cezimbra Antíqua
- António Carrilho – flautas
- Maria Bailey – harpa, clavicitério
De toutes flours é uma viagem a dois, entre dois mundos, entre duas épocas. Demarcar o fim da era medieval e o início de renascimento não é linear; se, por um lado, a época medieval caracteriza-se por uma escrita polifónica em que as diversas vozes diferem em carácter, tendo cada voz uma função textual diferente, já na música do início do século XV surge uma igualdade e coesão entre as vozes. Neste programa com obras do Codex Faenza, os músicos visitam, à vez, a singeleza de uma melodia até a momentos de complexidade rítmica ao nível do free jazz.
Programa
Anónimo
Indescort
Guillaume de Machaut (1300-1377)
De toutes flours
Jacopo da Bologna (fl. 1340-c.1386)
Soto limperio
Bartolino da Padova (ca. 1365-1405)
Imperial sedendo
Jacopo da Bologna
Io me son uno
Antonio Zacara da Teramo (ca.1350-1413)
Un fiore gentil m ́apaparse
Jacopo da Bologna
Aquila altera - Creatura gentil - Uccel di Di
António Carrilho - flauta de bisel
Solista com as orquestras Gulbenkian, Sinfónica Portuguesa, Metropolitana de Lisboa, Sinfonietta de Lisboa, Divino Sospiro, Os Músicos do Tejo, Orquestra Barroca de Haifa, La Nave Va, Orquestra de Nagoya, La Paix du Parnasse, OCCO, Orquestra Barroca do Amazonas. Premiado no Recorder Moeck Solo Competition e Recorder Solo Competiton of Haifa.
Com gravações na Encherialis, Numérica, Naxos, DGartes/ MPMP, Portugaler, Diálogos, Arte France/ RTP. Gravações futuras nas etiquetas Musik Fabrik e Codax.
Dirigiu a estreia de Cortes de Júpiter com texto de Gil Vicente e música de Filipe Raposo e ainda Dido and Aeneas, The Fairy Queen, La descente d’Órphée aux enfers, La Serva Padrona, La Dirindina, Don Quichotte chez la Duchesse, L´Orfeo, Venus and Adonis, Arlechinatta, Stabat Mater e Salve Regina de Pergolesi e Stabat Mater de Boccherini.
Diretor artístico de La Nave Va e La Paix du Parnasse, Syrinx: XXII, Syrinxello, Borealis Ensemble, é ainda diretor musical de Melleo Harmonia Antigua.
Apresenta-se em festivais na Europa, América, Oceânia e Ásia. É professor adjunto na ESART, onde é cocoordenador da licenciatura na escola de artes.
Maria Bailey - harpa, clavicitério
Começou o seu percurso musical no Instituto Gregoriano de Lisboa, estudando cravo com Cristiano Holtz. Licenciou-se em cravo no Conservatório Real de Haia (Países Baixos) na classe de Jacques Ogg. Obteve o mestrado em teclados medievais e renascentistas na Schola Cantorum Basiliensis (Suíça) com Corina Marti, e o mestrado em canto na especialização de ensemble de música antiga com Ildikó Hajnal e Vitali Rozynko no Conservatório de Tilburg (Países Baixos). Estudou harpa barroca como segundo instrumento em ambos mestrados, com Emma Huysser e Heidrun Rosenzweig respetivamente. Concluiu o mestrado em teoria da música antiga no Conservatório Real de Haia, tendo efetuado o estágio integrado nestes estudos na Escola Superior de Música de Lisboa, lecionando dois semestres da disciplina de Interpretação Histórica.
Como solista, obteve o primeiro prémio no concurso de cravo Carlos Seixas (2005), no Concurso Nacional de Cravo (2008) e no prémio Jovens Intérpretes de Música Antiga (2012). Apresentou-se em concerto em vários festivais, incluindo os encontros da Fundação Alemã de Clavicórdio (Bad Krozingen, Alemanha), o Ciclo de Música Antiga de Valência (Espanha), o Ciclo Art et Leonhard (Basileia, Suíça), entre outros. Com o ensemble Heptachordum obteve o primeiro lugar na categoria de ensemble barroco no Prémio Jovens Músicos (2012).
Colabora com ensembles como o La Academia de los Nocturnos, Palma Choralis, Cantores Sancti Gregorii, O Bando de Surunyo, Bach Koor Holland, La Danserye, Chiavette Consort, entre outros. Tocou também com a Orquestra XXI.
Foi coorganizadora do II Encontro de Teclados Medievais na Holanda (2013).
É vice-diretora da associação Ars Hispana, dedicada à investigação e edição de música espanhola.
Fundou o ensemble Ars Lusitana em 2011, dedicado à interpretação de repertório maioritariamente português, e com o qual realizou vários workshops de polifonia Renascentista. É também membro fundador do Ensemble 258, dedicado à performance de música Barroca, com o qual organiza o ciclo 7 Colinas / 7 Cantatas, e cantora residente na Academia de Polifonia Espanhola em Pastrana.
Presentemente, é estudante de Doutoramento na Universidade de Coimbra.
Domingo, às 16h
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