De Todos Los Bienes, llena Real Book de la España Tardo-Medieval
CEZIMBRA ANTÍQUA
- Ariel Abramovitch – alaúde
- Jonatan Alvorado – tenor
De todos los bienes, llena Real Book de la España tardo-medieval
Obras de Dufay, Ockeghem, Busnoys, Ghizeghem, Enrique, Cornago, Urrede, Encina...
Nos anos 70, alguns estudantes do Berklee College of Music compilaram para partitura um conjunto de músicas do repertório jazzistico em voga na época. Essa compilação acabou por dar origem a um manuscrito cuidadosamente copiado e esquematizado por ordem alfabética, com arranjos que dão o devido destaque a cada melodia, ritmo e harmonia. O prefácio da primeira edição define-o como uma alternativa válida relativamente às publicações "mal concebidas, ilegíveis, imprecisas e mal editadas" que então, se encontravam em circulação.
Este zelo reformador, não é de modo algum, inédito nas culturas ocidentais modernas: inúmeros são os exemplos de compositores e intérpretes que ao longo da história criaram tratados, cancioneiros e ou antologias com o objetivo de fazer chegar ao seu público versões corretas das suas obras e assim corrigir algumas das versões em circulação, geradas quase sempre, que um texto ou melodia é transmitido mais de forma oral do que em formato escrito. Já para não referir das inúmeras compilações e antologias pessoais criadas por fãs e melómanos, sem outra intenção que não seja a de ter acesso fácil às suas músicas preferidas, muitas vezes até compostas por eles mesmos ou por membros de sua comunidade. O estudo destas coleções, o que e como foram editadas, as semelhanças e diferenças entre elas, permitem-nos chegar a conclusões bastante interessantes, à cerca das preferências e das práticas musicais das pessoas que as compilaram.
Neste sentido, propomos um programa que surge do cruzamento de todos os cancioneiros musicais preservados na área castelhana, aragonesa e napolitana durante a segunda metade do século XV e o início do século XVI. Assim, e tendo como ponto de partidas as canções, que, nestes cancioneiros nos surgem com mais do que uma versão – o que atesta, até certo ponto, a sua popularidade - elaboramos uma espécie de playlist dos maiores êxitos musicais do período medieval tardio espanhol. Incluímos também algumas obrasque são referidas, quer em títulos ou em fragmentos de alguns poemas e trovas cortesãs, tais como o Juego Trobado de Pinar, o Infierno de Amor de Sánchez de Badajoz, e ainda En Ávila por la A de um autor anónimo.
Um programa antológico, de surpreendente diversidade no qual Dufay surge em pé de igualdade com Urrede, e Ockeghem com Encina. Um Real book tardo-medieval, que reflete a fascinante e vertiginosa mudança na cena musical da corte espanhola ao longo de quase 50 anos, e a música e poesia sublime que nos chegou.
PROGRAMA
I.
Dufay - Le serviteur hault guerdonné
Cancioneros de Montecassino, Peruggia y el Escorial
Bedingham - O Rosa bella
Cancioneros de Montecassino y el Escorial
Ghizeghem/Capirola - De tous bien pleine laud solo
Compositione di meser Vincenzo Capirola; Cancioneros de Montecassino, Francés de la Colombina y Segovia
Anónimo - Oya tu merced y crea
Cancioneros de Colombina, Palacio y Segovia
II.
Anónimo - Pues no mejora mi suerte
Cancionero de la Colombina (reconstrucción: Tim Braithwait)
Lagarto - Andad pasiones, andad
Cancioneros de la Colombina, Palacio y Segovia
Cornago - Morte merce laud solo
Cancioneros de Montecassino, Escorial y Cordiforme
Ockeghem - Petite camusette
Cancioneros Francés de la Colombina, Mellon y Colombina
III.
Anónimo - Amours, amours
Cancionero del Escorial
Busnoy - Fortuna desperata laud solo
Cancioneros de Peruggia y Segovia
Gijón - Al dolor de mi cuidado
Cancioneros de Colombina, Palacio y Segovia
IV.
Anónimo - Si d’amor pena sentís
Cancionero de Palacio
Anónimo - Dentro en el vergel
Cancionero de Palacio
Anónimo - Dindirindin
Cancionero de Montecassino
Anónimo - La tricotée
Cancionero del Escorial
V.
Urrede/Capirola - Nunca fue pena mayor laud solo
Compositione di meser Vincenzo Capirola; Cancioneros de Colombina, Palacio y Segovia
Belmonte - Pues mi dicha non consiente (Tenor: Nunca fue pena mayor)
Cancionero de Palacio
Jonatan Alvarado, tenor
Jonatan Alvarado começou a estudar guitarra clássica na sua terra natal, Mercedes, na província de Buenos Aires, tendo igualmente estudado composição e direção na Universidad Nacional de La Plata, fo também onde se familiarizou com a prática da música antiga. Formou-se em canto e alaúde no Conservatorium van Amsterdam, onde estudou com Xenia Meijer e Fred Jacobs, respectivamente. Especializou-se ainda em repertórios medievais ao barroco inicial com a Dra. Rebecca Stewart.
Alvarado é diretor e cofundador do Ensemble Seconda Pratica, dedicado à música renascentista e barroca latino-americana. É também membro do Da Tempera Velha e Sollazo Ensemble, e canta regularmente acompanhado ao alaúde por Ariel Abramovich. Colabora frequentemente com outros grupos de destaque como La Chimera, Club Medieval, Ensemble Phoenix e Armonía Concertada. Apresentou-se nos mais importantes palcos europeus, incluindo Ambronay, Royaumont, Innsbruck, Laus Polyphonie Antwerp, Utrecht, Estocolmo, Misteria Paschalia e Resonanzen Vienna Festivals, entre muitos outros. Seu primeiro CD solo, "Pajarillos Fugitivos" (Ayros 2018) foi nomeado para os International Classical Music Awards na categoria de Melhor Álbum Vocal de Música Antiga.
A eclética inquietação musical de Jonatan Alvarado faz estender a sua atividade artística a projetos completamente díspares, sempre sob o mesmo denominador comum o de trabalhar a partir de fontes historicamente informadas e do uso de instrumentos históricos, como a recuperação dos cancioneiros inéditos do exílio republicano espanhol, trabalho desenvolvido em conjunto com Samuel Diz, ou a recuperação do arquivo musical medieval da Catedral de Tui. As suas próximas gravações incluem o álbum de estreia de Da Tempera Velha, que revisitará o famoso Cancionero do Palacio, e um álbum dedicado à música popular argentina do início do século XX. Outros projetos futuros incluem sua estreia norte-americana com grupo Piffaro e o Constantinople Ensemble.
Ariel Abramovich, Alaúde e vihuela
Deslumbrado por uma fantasia de Luys de Narváez, Ariel Abramovich decidiu - ainda adolescente - dedicar-se exclusivamente ao repertório de alaúde e vihuela do século XVI, decisão que mantém até hoje. Em 1996, mudou-se para a Suíça para estudar com seu professor e mentor, Hopkinson Smith, na Schola Cantorum Basiliensis. Alguns anos mais tarde, trabalhou com Eugène Ferré, em França, que lhe deu uma visão muito especial do seu instrumento e da sua música.
Em 1998, juntamente com José Hernández-Pastor, fundou o duo El Cortesano, um projeto musical dedicado ao repertório dos vihuelistas espanhóis. Em 2008 empreende mais um projeto em duo com o tenor britânico John Potter, o de revisitar a literatura musical de "Lute Song" inglesa. Em 2011, os dois fundaram, juntamente com Anna Maria Friman e Jacob Heringman, o História Alternativa. Gravaram para a ECM um primeiro álbum, Secret History, lançado em 2017. Em 2015 a ECM lançou a segunda gravação do quarteto, Amores Pasados, para a qual músicos como Tony Banks (Genesis), Sting e John Paul Jones (Led Zeppelin) contribuíram com trabalhos inéditos e/ou escritos especialmente para este projeto.
Fundou em 2013, juntamente com a soprano María Cristina Kiehr, o duo Armonía Concertada, dedicado à literatura musical italiana e ibérica para voz e cordas dedilhadas do século XVI. Também juntamente com Jacob Heringman, igualmente especialista no período renascentista, criou um projeto dedicado a intabulações para alaúdes e vihuelas. Juntos gravaram em 2014 o álbum Cifras Imaginarias, editado em 2017, lançado pela editora Arcana.
Integra o conjunto Da Tempera Velha, dedicado ao repertório castelhano medieval e renascentista. Também compartilha, atualmente, projetos em duo com a soprano francesa Perrine Devillers e o com tenor argentino Jonatan Alvarado.
Domingo, às 16h
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