Sesimbra implementa novo projeto de compostagem

A Câmara Municipal de Sesimbra está a implementar um novo projeto de compostagem no concelho. Trata-se do RecolhaBio, que tem como objetivo promover a separação de resíduos biodegradáveis, tanto os chamados “verdes” provenientes de habitações, hortas e jardins, como os restantes resíduos biodegradáveis produzidos em casa.
Neste âmbito está prevista a aquisição de cerca de 1400 compostores individuais para habitações com jardim ou áreas de cultivo. A distribuição dos primeiros compostores começa no dia 5 de junho, no Pé da Serra, em Sampaio. Posteiormente serão abrangidas também as zonas da Roça, na Aiana de Cima, e Urbanização da Ribeira, no Zambujal, na freguesia do Castelo, e nas Fontaínhas, Casal do Sapo e Courelas da Brava, na freguesia da Quinta do Conde.
Para além do setor residencial serão colocados compostores coletivos nas Hortas Solidárias de Sampaio e da Quinta do Conde, que irão recolher resíduos biodegradáveis produzidos nestes espaços, transformando-os em composto para as plantações.
Deste projeto faz ainda parte a instalação de contentores semienterrados para deposição seletiva de resíduos biodegradáveis na Cova dos Vidros, na Quinta do Conde.
O projeto RecolhaBio resulta de um protocolo estabelecido entre a Câmara Municipal, o Fundo Ambiental e a Área Metropolitana de Lisboa, e beneficia de apoio do Plano de Recuperação e Resiliência.
Importa referir que o RecolhaBio complementa outras medidas de recolha seletiva de resíduos urbanos biodegradáveis, dinamizadas pela Câmara Municipal, no âmbito da candidatura BIOSIM, com financiamento do Portugal 2020 - Plano Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos, que engloba a distribuição de contentores no setor residencial e restauração, aquisição de duas viaturas para recolha destes resíduos, e instalação de mais pontos de recolha de verdes e monos (REMOVE).
Mais informações
Fazer Compostagem é Bom para o Ambiente