Câmara Municipal valoriza Castelo de Sesimbra
A Câmara Municipal vai avançar, antes do verão, com um conjunto de intervenções no Castelo de Sesimbra. Algumas das ações estão ao abrigo de uma candidatura aprovada ao Programa Portugal 2020, operação PRARRÁBIDA – Conservação, Valorização e Promoção do Património da Arrábida | CAFA - Castelos e Fortificações da Arrábida, em parceria com os municípios de Palmela e Setúbal, no valor de 113 mil euros, comparticipados em 50 por cento. As restantes serão feitas com recurso ao orçamento municipal.
Esta operação tem como objetivo conservar, proteger e valorizar o único monumento nacional do município, classificado desde 1910, que é simultaneamente o mais importante marco histórico e cultural de edificação humana no concelho de Sesimbra e um dos mais importantes e imponentes exemplares do valiosíssimo património da região da Arrábida.
A intervenção pretende também melhorar condições para uma fruição turística sustentável da fortificação e contribuir para que Sesimbra se continue a afirmar como destino turístico de excelência.
Note-se que, atualmente, o Castelo de Sesimbra é um dos mais visitados monumentos do concelho e da região. A título de curiosidade, em 2016, recebeu 181676 visitantes, dos quais 114222 portugueses e 67454 estrangeiros, o que demonstra o seu potencial de atratividade, que poderá ser desenvolvido com os melhoramentos previstos.
Ações previstas no PRARRÁBIDA
No âmbito do PRARRÁBIDA, será feito o restauro de vários troços amuralhados que se encontram em piores condições e das escadas de acesso ao adarve. As instalações sanitárias serão totalmente remodeladas com base num projeto já desenvolvido pela autarquia, que prevê zona de fraldário e acesso para pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida.
O espaço passará a ter cobertura de rede WI-FI, que hoje é um requisito de qualquer monumento ou ponto de interesse turístico, à qual estará associada uma aplicação para telemóvel com informação relevante sobre o concelho e a região, que poderá ser descarregada gratuitamente.
Ações desenvolvidas pela Câmara Municipal
Para além destes trabalhos previstos no PRARRÁBIDA, a autarquia vai levar a cabo um conjunto de melhoramentos. Uma das ações com mais visibilidade será realizada no exterior da muralha, entre a Torre Nova e a Torre de Menagem (zona nascente), com a abertura de um aceiro, de seis metros entre a muralha e a vegetação, cumprindo a legislação em vigor, tanto para garantir a proteção contra incêndio como para salvaguardar a estrutura, visto que, em alguns pontos, a altura das árvores já ultrapassou a das muralhas.
A abertura deste corredor permitirá, noutra perspetiva, que o Castelo volte a ser dominante na paisagem, como aconteceu ao longo dos anos, uma imagem que nos últimos tempos se foi desvanecendo, devido ao crescimento de vegetação.
Todas as operações serão acompanhadas por um arqueólogo especializado, em regime de permanência, que fará a recolha, registo, salvaguarda e estudo das evidências materiais que possam surgir.
![]()