Quatro décadas da Cercizimbra em livro
O Cineteatro Municipal João Mota acolheu no dia 6 de maio o lançamento do livro 40 Anos Cercizimbra – Apontamentos de um Percurso, editado pela Cercizimbra com o apoio da Câmara Municipal de Sesimbra. O acontecimento contou com representantes de várias entidades, que deram o seu testemunho sobre as razões que levaram ao nascimento desta nobre instituição, o trabalho realizado e sua importância ao longo de quatro décadas em prol do bem-estar da comunidade sesimbrense. O futuro da Cercizimbra e os desafios que se lhe apresentam, como a conclusão da construção do Lar Residencial e Centro de Dia na Quinta do Conde, foram igualmente destacados durante as intervenções.
Para além dos discursos dos convidados foram exibidos vídeos que retratam a história da Cercizimbra, com depoimentos de representantes, funcionários e utentes, facto que atesta a união, a coragem e o espírito de sacrifício de todos os que têm ajudado a fazem desta, uma instituição de referência.
Entre a felicidade e alguma emoção foram lembrados alguns cooperantes que prestaram um grande contributo à Cercizimbra e já não se encontram entre nós. Neste contexto foi dado especial relevo ao papel desempenhado por João Favinha, um dos grandes obreiros da grandiosa obra desta cooperativa, da qual foi presidente durante 27 anos.
Quanto ao livro, pela diversidade e qualidade dos apontamentos, trata-se sem dúvida, de um documento de grande relevância que permite não só conhecer a grandeza da Cercizimbra, mas que também constitui um valioso testemunho que permite perceber a evolução social de Sesimbra nas últimas décadas, para a qual esta instituição teve, e continua a ter, um papel muito marcante.
O livro tem um custo de 10€ e pode ser adquirido na sede da Cercizimbra em Sampaio, Rua dos Casais Ricos n.º 1.