Secundária da Quinta do Conde foi a debate na Assembleia da República
A nova escola secundária na Quinta do Conde esteve em debate no Parlamento no dia 12 de fevereiro. As propostas de resolução do PCP, PEV, PS e BE, que sublinharam a necessidade urgente da construção do equipamento, foram aprovadas.
A reunião plenária da véspera onde o tema foi debatido com os deputados contou com a presença do presidente, e vice-presidente da Câmara Municipal, Augusto Pólvora e Felícia Costa, respetivamente, do vereador Américo Gegaloto, da presidente da Assembleia Municipal de Sesimbra, Odete Graça, de deputados municipais, presidente da Junta de Freguesia da Quinta do Conde, Vítor Antunes, diretores de agrupamentos de escolas do concelho, representantes de associações de pais e alunos.
Este processo resultou de uma audiência com deputados da Comissão Parlamentar de Educação e Ciência da Assembleia da República, em janeiro, no Palácio de São Bento, na sequência de uma petição promovida pela Junta de Freguesia da Quinta do Conde, que reuniu 5 mil assinaturas, e de uma moção aprovada por unanimidade, pela Assembleia Municipal sobre o estado da educação no concelho, que foi enviada à Assembleia da República e resultou numa reunião com a Comissão de Educação da Assembleia.
Neste encontro, a vice-presidente da Câmara Municipal de Sesimbra, Felícia Costa, a presidente da Assembleia Municipal, Odete Graça, e todos os outros elementos que compuseram a delegação, tiveram oportunidade de dar conhecimento de vários problemas que afetam o ensino, nomeadamente situações de degradação e sobrelotação de alguns estabelecimentos de ensino. Foi também sublinhada a necessidade da construção de uma escola secundária na Quinta do Conde, equipamento que também poderá servir alunos de freguesias vizinhas.
No decorrer da audiência foi entregue a Moção aprovada pela Assembleia Municipal, bem como relatórios elaborados pelos Agrupamentos de Escolas Navegador Rodrigues Soromenho, Escola de Sampaio, e Michel Giacometti, que enumeram os problemas das escolas.
Recorde-se que na sequência da audiência, deputados da Comissão Parlamentar de Educação e Ciência da Assembleia da República visitaram várias escolas do concelho. A construção de uma escola secundária na Quinta do Conde é há muito reivindicada pela Câmara Municipal, Junta de Freguesia e população, uma vez que a única escola secundária da freguesia, a Michel Giacometti, encontra-se sobrelotada, o que obriga muitos alunos a terem de estudar noutros concelhos.
A Câmara Municipal disponibilizou inclusivamente um terreno para o equipamento, e a construção esteve prevista para 2011. Contudo, o processo foi interrompido pelo Ministro da Educação.
Notícias relacionadas
-
Cordão Humano pela Escola Secundária na Quinta do Conde

Cordão Humano pela Escola Secundária na Quinta do Conde
17 Jan 2017 -
Câmara vai continuar a exigir nova escola secundária da Quinta do Conde

Câmara vai continuar a exigir nova escola secundária da Quinta do Conde
30 Nov 2016 -
Município insiste na nova Secundária para a Quinta do Conde

Município insiste na nova Secundária para a Quinta do Conde
29 Jul 2016