Mostra de Maçã Camoesa, Doçaria e Pão regressa à Moagem de Sampaio
Maçãs com um sabor único, Farinha Torrada, Tamarinas e o Pão Cozido em Forno a Lenha são os protagonistas da 12.ª Mostra de Maçã Camoesa, Doçaria e Pão, que se realiza a 12 e 13 de outubro na Moagem de Sampaio.
Com cada vez mais apreciadores, a Maçã Camoesa ou Férrea da Azoia é típica da zona do Cabo Espichel, onde um microclima muito próprio com terrenos argilosos e ricos em ferro lhe conferem propriedades únicas, e apresenta polpa ácida de cor branca e casca amarela com uma mancha vermelha na zona onde incide o sol. Ao lado deste fruto típico da região, apresenta-se a doçaria tradicional do concelho de Sesimbra e o pão caseiro, produto muito apreciado, e cuja textura, frescura e sabor atraem gente de vários pontos da região.
A mostra é uma oportunidade única para os produtores locais partilharem com o público as especificidades da sua produção e as características singulares destes produtos, que passaram de geração em geração e que fazem parte da história do concelho. Este ano, a novidade do programa é o concurso Uma Maçã de Peso, que vai premiar o maior exemplar.
O certame inclui ainda artesanato, street food e animação, e prolonga-se até 21 de outubro, para assinalar o Dia Mundial da Alimentação e o Dia Mundial do Pão e o Dia Internacional da Maçã.
A XII Mostra de Maçã Camoesa, Doçaria e Pão é promovida pela Câmara Municipal de Sesimbra, pela Junta de Freguesia do Castelo, pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo e pela Associação de Desenvolvimento Regional da Península de Setúbal.